top of page

Encontre um propósito no trabalho secular

Atualizado: 15 de mai.

Artigo escrito por Miranda Carls no site The Gospel Coalition.

ree

Como um funcionário de nível inferior realizando tarefas banais, como posso encontrar propósito no meu trabalho? O adolescente em um restaurante fast-food se pergunta isso enquanto entrega outro hambúrguer. O pai de uma criança pequena pondera isso enquanto limpa o balcão da cozinha pela quarta vez naquele dia. A recepcionista faz essa pergunta enquanto encaminha chamadas para pessoas em posições mais respeitadas dentro do prédio.

Todos querem ver propósito no trabalho que realizam. É por isso que os líderes buscam garantir que cada membro da equipe entenda como seu trabalho apoia iniciativas maiores. Como cristãos, almejamos muito mais do que um resultado financeiro saudável. Desejamos uma vida que agrade a Deus e promova o Reino. Então, quando sentimos que nosso trabalho é mundano ou carece de importância, nos perguntamos:

“ Isso realmente importa?”

Talvez o que mais precisamos não seja um lembrete de que nosso trabalho importa, mas um lembrete de que a obra de Deus importa. E Ele nos convidou para a Sua obra ( Ef 2:10 ). Não importa qual seja o nosso ambiente de segunda a sexta-feira, se participarmos da obra de Deus, podemos estar atentos tanto às mentiras do mundo quanto à verdade dos Seus caminhos.

Mentiras mundanas sobre o trabalho


Grande parte da nossa insatisfação com tarefas mundanas advém de mensagens que recebemos da nossa cultura. É importante proteger nossos corações contra diversas corrupções comuns.

Individualismo

Nossa cultura celebra e incentiva o individualismo. Somos ensinados a buscar e criar nossa própria felicidade, seguir nosso coração e nos encontrar. Naturalmente, isso nos leva a buscar mais significado para nós mesmos no trabalho — escolhendo as melhores tarefas, obcecados por aumentos ou, se trabalhamos em casa, nos retratando como perfeitos nas redes sociais. Muitas vezes fazemos isso em detrimento de servir aos que nos cercam e descansar na importância do nosso Pai. Ele é aquele que vale a pena promover, celebrar e glorificar. Descontentamento

Quando buscamos bens materiais ou recompensas terrenas, nunca estamos satisfeitos. É por isso que você pode ter uma renda de seis dígitos e um escritório de canto e ainda assim se sentir frustrado e sem propósito. Em vez disso, Deus nos convida a descansar em Sua provisão e a viver uma vida tranquila ( 1 Ts 4:11 ). Quando fazemos isso, Ele nos dá uma paz duradoura mesmo ao lavar louça, atender pedidos de fast food ou guardar livros na biblioteca.

Distração

O que começa como uma forte ética de trabalho pode se transformar em uma obsessão por encontrar significado e segurança por meio do trabalho. Nossa cultura nos diz que correr atrás e organizar melhor nosso tempo nos permitirá controlar e direcionar nossas próprias vidas. Ouvimos dizer que ser indispensável é uma forma de obter promoção. Coisas boas podem se tornar ídolos, e podemos ficar tão ocupados administrando nossas próprias vidas que não temos tempo ou desejo de ouvir e nos submeter a Deus.

Conformidade

O desejo de nos encaixarmos com nossos colegas significa que frequentemente valorizamos o que eles fazem. Quando reclamam do chefe, chegam atrasados ​​ou fazem um trabalho sem entusiasmo, estão desvalorizando o emprego. Isso também pode nos fazer questionar se precisamos chegar na hora ou trabalhar de todo o coração, como se fôssemos para o Senhor ( Cl 3:23 ). Verdade Bíblica Sobre o Trabalho

O mundo tende a valorizar nosso trabalho com base em poder, prestígio ou renda. Esses não são os mesmos qualificadores que Deus usa.

Quando examinamos as Escrituras, vemos:

Deus trabalha.

Desde o princípio, o próprio Deus trabalha e se alegra com sua obra, chamando-a de "boa". Ele realiza todo tipo de tarefa, desde as pequenas (projetar o sistema respiratório de um carrapato) até as grandes (enviar seu Filho ao mundo para salvar a humanidade). Algumas de suas tarefas Ele realiza uma única vez, mas vemos que muitas delas — desde a mudança das estações até a comoção dos corações humanos — Ele as repete continuamente.

Deus planejou que o homem trabalhasse duro desde o início.

Mesmo antes da queda, Deus deu ao homem uma ordem para trabalhar ( Gn 1:28 , Gn 2:15 ). Fazemos isso para trazer ordem a um mundo caótico, para sustentar nossas famílias ( 1 Tm 5:8 ), para apoiar o trabalho da igreja ( 2 Co 9:7 ) e para cuidar dos necessitados ( Pv 22:9 ). Podemos fazer tudo isso de uma diretoria, de um escritório de gerência de nível médio ou de um depósito.

Deus planeja que o homem trabalhe no futuro.

Quando Jesus voltar, o trabalho que fazemos agora será mostrado, julgado e refinado ( 2 Pedro 3:10-13 ). O que isso significa para o nosso trabalho de estocar coisas, cuidar de crianças ou arrancar ervas daninhas? Pedro nos diz para vivermos em “santidade e piedade” (v. 11), o que pode significar orar pelos colegas de trabalho, honrar o gerente, chegar no horário, trabalhar com diligência e ser gentil com as pessoas ao redor. Para aqueles que são fiéis no pouco, Jesus dirá: “Muito bem, servo bom e fiel”, e os colocará sobre o muito ( Mateus 25:23 ).

Deus vê as coisas de forma diferente do homem.

Quando Samuel viu Eliabe, irmão mais velho de Davi, teve certeza de que aquele homem alto e bonito seria o próximo líder de Israel. Mas Deus escolheu o filho mais novo e menor. "O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração", disse Deus a Samuel.

Deus não é diferente hoje ( Hb 13:8 ). Ele ainda está mais preocupado com nossos corações do que com o emprego que temos ou com os bens que podemos adquirir por meio dele. Na próxima vez que estiver no trabalho, examine seu coração: você fez uma pausa mais longa do que deveria? Você se deslocou sem entusiasmo em algumas de suas tarefas, deixando mais trabalho para o turno seguinte? Seu coração ficou irado porque seu colega de trabalho foi lento? Tarefas mundanas muitas vezes nos oferecem uma rica oportunidade de santificação.

Ao examinar a si mesmo, lembre-se de que seu principal propósito é conhecer a Deus, desfrutar dele e compartilhar suas boas novas com um mundo escuro.

Nenhum desses propósitos principais da vida cristã exige que trabalhemos em uma vocação específica, que ocupemos um determinado degrau na escada da empresa ou que tenhamos a adoração e a admiração dos outros. Sobre a Autoria e Tradução

Este artigo é uma tradução do original em inglês intitulado “Find Purpose in Mundane Work”, escrito por Miranda Carls e publicado em 3 de janeiro de 2025 no site The Gospel Coalition. A tradução foi realizada por Lucas Barbosa para o blog da Igreja Presbiteriana de Jaburuna, com o objetivo de edificar e encorajar a igreja brasileira.

Comments


SOBRE NÓS

Somos uma igreja cristã, reformada e confessional, comprometida com a glória de Deus, a fidelidade às Escrituras e a edificação do Seu povo. Parte da Igreja Presbiteriana do Brasil, buscamos viver a fé em comunidade,  de forma acolhedora, simples e fraterna , onde cada pessoa encontra espaço para crescer, servir e caminhar com Cristo.

LOCALIZAÇÃO

Telefone: +55 (27) 3208-6665

E-mail: ipbjaburuna@yahoo.com

Endereço: Rua Maria Amália, 757 – Olaria, Vila Velha – ES, 29123-510

CONECTE-SE

Obrigado pelo envio!

  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2025 por Igreja Presbiteriana em Jaburuna. Humildemente criado Equipe de Mídias IPB Jaburuna

bottom of page